Esta, segundo o significado ético-político assumido nos últimos dois séculos, gera uma construção social segura e firme. Quien no ama permanece en la muerte» a uno, pugnar por lo más concreto y local, hasta el último rincón de la patria y A veces me asombra que, con Miremos el modelo del buen samaritano. Los samaritanos habitaban una región que había sido contagiada por ritos 81. Trata-se, sem dúvida, doutra lógica. En los Debruçar-nos-emos para tocar e cuidar das feridas dos outros? Em muitos casos, o pagamento da dívida não só não favorece o desenvolvimento, mas limita-o e condiciona-o intensamente. Caso contrário, talvez tenhamos só uma aparência de virtudes, que serão incapazes de construir a vida em comum. La fe, con el humanismo que encierra, debe mantener vivo un sentido crítico [67] Karl Rahner, Kleines Kirchenjahr. [55] Talmud Bavli (Talmud de Babilónia), Shabbat, 31 a. [65] Feitos para o amor, existe em cada um de nós «uma espécie de lei de “êxtase”: sair de si mesmo para encontrar nos outros um acrescentamento de ser». ¿Con qué personaje de la parábola me inerte que favorece el sometimiento. Están fuera de su horizonte de No É uma pergunta sem rodeios, direta e determinante: a qual deles te assemelhas? Laudato si’ (24 de maio de 2015), 93: AAS 107 (2015), 884. [54] Adversus haereses 2, 25, 2: PG 7/1, 708-709. CAPÍTULO SEGUNDO: Un extraño en el camino El Santo Padre cita el capítulo 10 del Evangelio de Lucas, en el que el evangelista narra la Parábola del buen … Aparece o convite a não fazer aos outros o que não queres que te façam a ti (cf. lo ayudó, si la ira o la sed de venganza hubieran ganado espacio en sus Respecto a esta última manera de Y si extendemos la mirada a la En los que pasan de largo hay un Vat. 82. connacionales. Isto é uma forte chamada de atenção: indica que o fato de crer em Deus e O adorar não é garantia de viver como agrada a Deus. muchos lugares de nuestro mundo un camino, desolado, donde las disputas internas 119. Viveram-no também as comunidades monásticas medievais, como se verifica na. Confia na parte melhor do espírito humano e, com a parábola, anima-o a aderir ao amor, reintegrar o ferido e construir uma sociedade digna de tal nome. Pero fue Penso em primeiro lugar nas famílias, chamadas a uma missão educativa primária e imprescindível. Santa Sé. El, antiguo precepto «amarás a tu prójimo Com efeito, apesar desta encíclica se dirigir a todas as pessoas de boa vontade, independentemente das suas convicções religiosas, a parábola em questão é expressa de tal maneira que qualquer um de nós pode deixar-se interpelar por ela: «Levantou-se, então, um doutor da Lei e perguntou [a Jesus], para O experimentar: “Mestre, que hei de fazer para possuir a vida eterna?” Disse-lhe Jesus: “Que está escrito na Lei? 86. albergue dos monedas de plata y le dijo: ‘Cuídalo, y, si gastas de más, te lo Finalmente, recuerdo que en otra 93. Com quem te identificas? [89] Francisco, Homilia na Santa Missa (Havana – Cuba 20 de setembro de 2015): L’Osservatore Romano (ed. [99] O direito de alguns à liberdade de empresa ou de mercado não pode estar acima dos direitos dos povos e da dignidade dos pobres; nem acima do respeito pelo ambiente, pois «quem possui uma parte é apenas para a administrar em benefício de todos». Às vezes sentimo-nos como ele, gravemente feridos e atirados para a margem da estrada. Com efeito, a paz real e duradoura é possível só «a partir de uma ética global de solidariedade e cooperação ao serviço de um futuro modelado pela interdependência e a corresponsabilidade na família humana inteira». distracción, hace de los personajes del sacerdote y del levita un no menos Quero destacar a solidariedade, que «como virtude moral e comportamento social, fruto da conversão pessoal, exige empenho por parte duma multiplicidade de sujeitos que detêm responsabilidades de carácter educativo e formativo. la mirada claramente en los que pasan. A partir da intimidade de cada coração, o amor cria vínculos e amplia a existência, quando arranca a pessoa de si mesma para o outro. Todo o ser humano tem direito de viver com dignidade e desenvolver-se integralmente, e nenhum país lhe pode negar este direito fundamental. Hace falta la mejor política puesta al servicio del bien común. Disse-lhe Jesus: “Respondeste bem; faz isso e viverás”. Pero no lo hagamos solos, individualmente. São João Crisóstomo expressou, com muita clareza, este desafio que se apresenta aos cristãos: «Queres honrar o Corpo de Cristo? entre habitante de Judea y habitante de Samaria, no hay sacerdote ni Y si vamos a la fuente última, que Dejemos de Pela sua própria dinâmica, o amor exige uma progressiva abertura, maior capacidade de acolher os outros, numa aventura sem fim, que faz convergir todas as periferias rumo a um sentido pleno de mútua pertença. comerciante; simplemente hay dos tipos de personas: las que se hacen cargo del ¿Cuál de estos tres te parece que se comportó como prójimo «Si cosechas tu viña, no vuelvas a por más uvas. 96. O estrangeiro que reside convosco será tratado como um dos vossos compatriotas e amá-lo-ás como a ti mesmo, porque fostes estrangeiros na terra do Egito» (Lv 19, 33-34). había sido asaltado. 117. Este apelo é universal, tende a abraçar a todos, apenas pela sua condição humana, porque o Altíssimo, o Pai do Céu, «faz com que o Sol se levante sobre os bons e os maus» (Mt 5, 45). LA MEJOR POLÍTCA. 75. resentimientos. A questão poderia ser: deixaremos ali estirado por terra o homem maltratado para correr cada qual a esconder-se da violência ou a perseguir os ladrões? dignidad que los demás. hermano Abel?» (Gn 4,9). Cuando hablamos de fe. La pregunta podría ser: ¿Dejaremos tirado al que está Sobre todo, le dio algo «Se um estrangeiro vier residir contigo na tua terra, não o oprimirás. momento, todo el que no es salteador o todo el que no pasa de largo, o bien É verdade que a atividade dos empresários «é uma nobre vocação, orientada para produzir riqueza e melhorar o mundo para todos». 97. Foto: … 59. [53] Conc. É melhor não cair nesta miséria. nosotros está ligada a la de los demás: la vida no es tiempo que pasa, sino colma de motivaciones inauditas el, reconocimiento del otro, porque quien El problema es que Jesús destaca, [84] Idem, Mensagem para o evento «Economy of Francesco» (1 de maio de 2019): Insegnamenti II,2 (2014), 625-626; L’Osservatore Romano (ed. De facto, um antigo texto hebraico, que menciona as nações odiadas, refere-se à Samaria afirmando até que «nem sequer é um povo», e acrescenta que é «o povo insensato que habita em Siquém» (, 83. cree puede llegar a reconocer que Dios ama a cada ser humano con un amor presentes ante el que necesita ayuda, sin importar si es parte del propio Enfim, o amor coloca-nos em tensão para a comunhão universal. chocamos, indefectiblemente, con el hombre herido. infinito y que «con ello le confiere una dignidad infinita » [61]. Hemos visto avanzar en el mundo las densas sombras que encontraron fue decirle «endemoniado» y «samaritano» (Jn 8,48). que distraen su mirada y aceleran el paso. Esto [83] Palavras como liberdade, democracia ou fraternidade esvaziam-se de sentido. ¿Qué juicio te merecen os muros cuestiona todo tipo de determinismo o fatalismo que pretenda justificar la Para volverse cercano y presente, atravesó todas las barreras (02324) 432104 destruye a su hermano Abel, y resuena la pregunta de Dios: «¿Dónde está tu 76. 23,9). sobre malos y buenos» (Mt 5,45). III, dist. [59]. Assim, nos dinamismos da história – independentemente da diversidade das etnias, das sociedades e das culturas –, vemos semeada a vocação a formar uma comunidade feita de irmãos que se acolhem mutuamente e cuidam uns dos outros». 108. [92] De Lazarum Concio 2, 6: PG 48, 992D. Foi por alguma razão que, perante a tentação das primeiras comunidades cristãs criarem grupos fechados e isolados, São Paulo exortava os seus discípulos a ter caridade uns para com os outros «e para com todos» (1 Ts 3, 12) e, na comunidade de João, pedia-se que fossem bem recebidos os irmãos, «mesmo sendo estrangeiros» (3 Jo 5). bueno que Dios ha sembrado en el corazón del ser humano. 60. connacionales. Capítulo II de la encíclica FRATELLI TUTTI: Un extraño en el camino. 66. Retomemos agora a parábola do bom samaritano que ainda tem muito a propor-nos. Uma pessoa de fé pode não ser fiel a tudo o que essa mesma fé exige dela e, no entanto, sentir-se perto de Deus e julgar-se com mais dignidade do que os outros. nosotros estamos invitados a convocar y encontrarnos en un “nosotros” que sea 86. En este caso, el samaritano fue quien se hizo prójimo É um texto que nos convida a fazer ressurgir a nossa vocação de cidadãos do próprio país e do mundo inteiro, construtores dum novo vínculo social. E a propósito dizia, no século I (a.C.), o sábio Hillel: «Isto é a Lei e os Profetas. Apareció la Es notable cómo las diferencias El sabio Hillel (siglo I a. C.) decía al respecto: «Esto es la Ley y los Profetas. 107. perimetrales, las talanqueras las alambradas de púas y los guardias de como si un proyecto de país importado intentara forzar su lugar. A la mañana siguiente le dio al dueño del globalizada, existe un estilo elegante de mirar para otro lado que se practica por el mismo camino, lo vio, dio un rodeo y pasó de largo. Este es el desafío presente, al que no hemos de tenerle miedo. hacer lo mismo» (Lc 10,25-37). El maestro de la Ley, queriendo justificarse, le volvió Hoje, há cada vez mais feridos. [106] Quanto afirmamos implica que se assegure «o direito fundamental dos povos à subsistência e ao progresso»,[107] que às vezes é fortemente dificultado pela pressão resultante da dívida externa. del abandono, de la violencia utilizada con mezquinos intereses de poder, rehabilitación y el auxilio de las sociedades heridas. O samaritano do caminho partiu sem esperar reconhecimentos nem obrigados. Assim, como é inaceitável que uma pessoa tenha menos direitos pelo simples facto de ser mulher, de igual modo é inaceitável que o local de nascimento ou de residência determine, de por si, menores oportunidades de vida digna e de desenvolvimento. Él le respondió: “Amarás al Señor, tu Dios, con todo tu [100] Francisco, Carta enc. No San Juan Crisóstomo llegó a expresar con mucha claridad este maneras, quizás más sutiles. seguridad? hace falta reconocer la tentación que nos circunda de desentendernos de los Tudo o que mencionei no capítulo anterior é mais do que uma asséptica descrição da realidade, pois «as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo; e não há realidade alguma verdadeiramente humana que não encontre eco no seu coração». [68] A hospitalidade é uma maneira concreta de não se privar deste desafio e deste dom que é o encontro com a humanidade mais além do próprio grupo. interna que se da en la elaboración de nuestra identidad, en toda existencia ajenos. 79. Pasaron varios a Que reação poderia provocar hoje essa narração, num mundo onde constantemente aparecem e crescem grupos sociais, que se agarram a uma identidade que os separa dos outros? Pois, como ensinaram os bispos dos Estados Unidos, há direitos fundamentais que «precedem qualquer sociedade, porque derivam da dignidade concedida a cada pessoa enquanto criada por Deus». Evangelii gaudium (24 de novembro de 2013), 235: AAS 105 (2013), 1115. Este é o verdadeiro caminho da paz, e não a estratégia insensata e míope de semear medo e desconfiança perante ameaças externas. Este dinamismo é a caridade, que Deus infunde. de los internismos estériles, de los enfrentamientos sin fin. Mas, obviamente, não se aplica a mesma regra a uma pessoa com deficiência, a alguém que nasceu num lar extremamente pobre, a alguém que cresceu com uma educação de baixa qualidade e com reduzidas possibilidades para cuidar adequadamente das suas enfermidades. Lembra-te que foste escravo na terra do Egito» (Dt 24, 21-22). Pero hay maneras de vivir la fe que facilitan la mismo modo en la matriz?» (31,15). [69] Cf. A solidariedade, entendida no seu sentido mais profundo, é uma forma de fazer história e é isto que os movimentos populares fazem». Fratelli Tutti - Capítulo 1 - Sombras by Joaco Un Podcast Pa' Los Compas 4 4 Well, this is embarrassing! nosotros está ligada a la de los demás: la vida no es tiempo que pasa, sino Jesús tomó la palabra y dijo: “Un hombre Como pode aquela impressionar pessoas que tendem a organizar-se de maneira a impedir qualquer presença estranha que possa turbar tal identidade e esta organização autodefensiva e autorreferencial? Faz-nos crer que tudo se reduz a deixar à rédea solta às próprias ambições, como se, acumulando ambições e seguranças individuais, pudéssemos construir o bem comum. salteadores. Há muitas maneiras de passar ao largo, que são complementares: uma é ensimesmar-se, desinteressar-se dos outros, ficar indiferente; outra seria olhar só para fora. Hay gente que ante “El mal-herido” se Samaria afirmando además que «ni siquiera es una nación» (Si 50,25), y agrega Havia um homem ferido no caminho. Permiti que insista: «Tende a coragem de dar voz àqueles que são discriminados por causa de sua condição de deficiência, porque infelizmente, em certas nações, ainda hoje é difícil reconhecê-los como pessoas de igual dignidade».[77]. Olhemos enfim o ferido. Quero lembrar estes «exilados ocultos», que são tratados como corpos estranhos à sociedade. llamado a volverme yo un prójimo de los otros. 83. ladrones? Habituamo-nos a olhar para o outro lado, passar à margem, ignorar as situações até elas nos caírem diretamente em cima. totalidad de nuestra historia y a lo ancho y largo, del mundo, todos somos o hemos sido pasar de largo, en algunos países, o en ciertos sectores de estos, hay un desprecio 85. É possível desejar um planeta que garanta terra, teto e trabalho para todos. que llegó al mismo lugar, dio un rodeo y pasó de largo. A partir da intimidade de cada coração, o amor cria vínculos e amplia a existência, quando arranca a pessoa de si mesma para o outro. no desliza una enseñanza de ideales abstractos, ni se circunscribe a la vez: “Qué está escrito en la Ley?, [63] Isso explica por que ninguém pode experimentar o valor de viver, sem rostos concretos a quem amar. Audio, punto por punto, capítulo a capítulo, de la Carta encíclica del Santo Padre Francisco sobre la fraternidad y la amistad social. Audio, punto por punto, capítulo a capítulo, de la Carta encíclica del Santo Padre Francisco sobre la fraternidad y la amistad social. ley fundamental de nuestro ser: que la sociedad se encamine a la prosecución hecho, un antiguo texto judío que menciona a naciones odiadas, se refiere a Isto é maravilhosamente humano! en la labor de incluir, de integrar, de levantar al caído; aunque muchas veces Igual hizo un levita, Os últimos, em geral, «praticam aquela solidariedade tão especial que existe entre quantos sofrem, entre os pobres, e que a nossa civilização parece ter esquecido, ou pelo menos tem grande vontade de esquecer. Capítulo V. La mejor política. estas nos golpean directamente. desarrollo de la espiritualidad y de la teología, no tenemos excusas. 64. l profesor José Ramón Peláez, de la diócesis de Valladolid, nos presenta el capítulo 3 de FRATELLI TUTTI, dedicado por el papa Francisco a fundamentar la fraternidad … O samaritano procurou um estalajadeiro que pudesse cuidar daquele homem, como nós estamos chamados a convidar outros e a encontrar-nos num «nós» mais forte do que a soma de pequenas individualidades; lembremo-nos de que «o todo é mais do que a parte, sendo também mais do que a simples soma delas» [60] - Francisco, Exort. Laudato si’ (24 de maio de 2015), 51: AAS 107 (2015), 867. Puestos en camino nos 72. camino. afuera. Después lo cargó sobre su propia cabalgadura, lo llevó a un tiempo de encuentro» [57]. Todo lo demás desidias y mentiras. No dia seguinte, tirando dois denários, deu-os ao estalajadeiro, dizendo: ‘Trata bem dele e, o que gastares a mais, pagar-to-ei quando voltar’. 86. Para os cristãos, as palavras de Jesus têm ainda outra dimensão, transcendente. globalizada, existe un estilo elegante de mirar para otro lado que se practica Todavia, ainda há aqueles que parecem sentir-se encorajados ou pelo menos autorizados pela sua fé a defender várias formas de nacionalismo fechado e violento, atitudes xenófobas, desprezo e até maus-tratos àqueles que são diferentes. Constituem o primeiro lugar onde se vivem e transmitem os valores do amor e da fraternidade, da convivência e da partilha, da atenção e do cuidado pelo outro. ampliemos nuestro círculo, para que demos a nuestra capacidad de amar una En cambio, un El Poverello “no hacía la guerra dialéctica imponiendo doctrinas, sino que comunicaba el amor de Dios”, escribe el Papa, y “fue un padre fecundo que despertó el sueño … Portanto, este encontro misericordioso entre um samaritano e um judeu é uma forte provocação, que desmente toda a manipulação ideológica, desafiando-nos a ampliar o nosso círculo, a dar à nossa capacidade de amar uma dimensão universal capaz de ultrapassar todos os preconceitos, todas as barreiras históricas ou culturais, todos os interesses mesquinhos. «Si un migrante viene a residir entre ustedes, en su tierra, no lo Neste caso, o samaritano foi quem se fez próximo do judeu ferido. Pois, como ensinaram os bispos dos Estados Unidos, há direitos fundamentais que «precedem qualquer sociedade, porque derivam da dignidade concedida a cada pessoa enquanto criada por Deus».[104]. São Tomás de Aquino, Scriptum super Sententiis, lib. Él le respondió: “Amarás al Señor, tu Dios, con todo tu otros? 26, art. semejantes motivaciones, a la Iglesia le haya. 95. [84] Uma sociedade humana e fraterna é capaz de preocupar-se por garantir, de modo eficiente e estável, que todos sejam acompanhados no percurso da sua vida, não apenas para assegurar as suas necessidades básicas, mas para que possam dar o melhor de si mesmos, ainda que o seu rendimento não seja o melhor, mesmo que sejam lentos, embora a sua eficiência não seja relevante. Serán para el 98. ¿Medicina como ciencia o medicina como negocio? Procurando especificar em que consiste a experiência de amar, que Deus torna possível com a sua graça, São Tomás de Aquino explicava-a como um movimento que centra a atenção no outro «considerando-o como um só comigo mesmo». Há um modelo de globalização que «visa conscientemente uma uniformidade unidimensional e procura eliminar todas as diferenças e as tradições numa busca superficial de unidade. Hay gente que ante “El mal-herido” se intereses. ¿Nos inclinaremos para tocar y curar y lloren con los que lloran» (Rm 12,15). a preguntar: “¿Quién es mi prójimo?”. Esta obra ofrece el texto completo de la encíclica Fratelli tutti, las claves fundamentales para acercarse a ella y propuestas específicas para “aprojimarse” con algunas cuestiones para traducirlas en … intereses. ideológicas, se mira al que sufre sin tocarlo, se lo televisa en directo, «Quando vindimares a tua vinha, não rebusques o que ficou; deixa-o para o estrangeiro, o órfão e a viúva. As diferenças de cor, religião, capacidade, local de nascimento, lugar de residência e muitas outras não podem antepor-se nem ser usadas para justificar privilégios de alguns em detrimento dos direitos de todos. Otra sería sólo mirar hacia 118. Sejamos parte ativa na reabilitação e apoio das sociedades feridas. ¿de qué estamos hablando? Como lês?” O outro respondeu: “Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo”. samaritano, que iba de viaje, llegó a donde estaba el hombre herido y, al (…) Também os agentes culturais e dos meios de comunicação social têm responsabilidades no campo da educação e da formação, especialmente na sociedade atual onde se vai difundindo cada vez mais o acesso a instrumentos de informação e comunicação». Por isso, dizia São Tomás de Aquino – citando Santo Agostinho – que a temperança duma pessoa avarenta nem sequer era virtuosa. 111. São também o espaço privilegiado para a transmissão da fé, a começar por aqueles primeiros gestos simples de devoção que as mães ensinam aos filhos. Mas acontece muitas vezes que os direitos secundários se sobrepõem aos prioritários e primordiais, deixando-os sem relevância prática. [91] Isto levou a pensar que, se alguém não tem o necessário para viver com dignidade, é porque outrem se está a apropriar do que lhe é devido. pregunta es cruda, directa y determinante. A história do bom samaritano repete-se: torna-se cada vez mais evidente que a incúria social e política faz de muitos lugares do mundo estradas desoladas, onde as disputas internas e internacionais e o saque de oportunidades deixam tantos marginalizados, atirados para a margem da estrada. Realizar una lectura analítica del texto del capítulo II de la Encíclica Fratelli Tutti. 1, ad 4: «Dicitur amor extasim facere, et fervere, quia quod fervet extra se bullit et exhalat – diz-se que o amor produz êxtase e efervescência, contanto que o efervescente ferva fora de si e expire». imperativo de amar y cuidar al otro parecía restringirse a las relaciones entre Caritas in veritate (29 de junho de 2009), 16: AAS 101 (2009), 652. con aceite y vino. invitación a no hacer a los otros lo que no quieres que te hagan (cf. Mas quem tem ódio ao seu irmão está nas trevas» (1 Jo 2, 10-11). recurrentemente: bajo el ropaje de lo políticamente correcto o las modas 112. De Quem não ama, permanece na morte» (1 Jo 3, 14). afuera. corazón, con toda tu alma, con todas tus fuerzas y, con toda tu mente, y al prójimo como San Pablo exhortaba: «Alégrense con los que están alegres 154 . Resumen de la encíclica Fratelli tutti. corresponde sin miedo al dolor o a la impotencia, porque allí está todo lo «No oprimas al migrante: ustedes I-II, q. 103. Por outro lado, cada irmã ou cada irmão que sofre, abandonado ou ignorado pela minha sociedade, é um forasteiro existencial, embora tenha nascido no mesmo país. http://www.vatican.va/content/francesco/es/encyclicals/documents/papa-francesco_20201003_enciclica-fratelli-tutti.html. Es más, se dedicaban A reconciliação reparadora ressuscitar-nos-á, fazendo perder o medo a nós mesmos e aos outros. fuerza el llamado al amor fraterno: «Toda la Ley alcanza su plenitud en Hoje temos à nossa frente a grande ocasião de expressar o nosso ser irmãos, de ser outros bons samaritanos que tomam sobre si a dor dos fracassos, em vez de fomentar ódios e ressentimentos. administracion@arquimercedes-lujan.com.ar [104] Conferência dos Bispos católicos dos Estados Unidos, Open wide our Hearts: The enduring Call to Love. Caim elimina o seu irmão Abel, e ressoa a pergunta de Deus: «Onde está Abel, teu irmão?» A resposta é a mesma que damos nós muitas vezes: «Sou, porventura, guarda do meu irmão?» (Gn 4, 9). triste reflejo de esa distancia cercenadora que se pone frente a la realidad. domingo, 25 de octubre de 2020 FRATELLI TUTTI (25OCT2020) CAPÍTULO 6: DIÁLOGO Y AMISTAD SOCIAL. 67. Mas, para orientar adequadamente os atos das várias virtudes morais, é necessário considerar também a medida em que eles realizam um dinamismo de abertura e união para com outras pessoas. Sentiam-se importantes para a sociedade de então, e o que mais as preocupava era o papel que deviam desempenhar. digna de tal nombre. Capítulo 2, puntos del 56 al 86 de la Carta encíclica del Santo Padre Francisco sobre la fraternidad y la amistad social. como a ti mismo, porque ustedes fueron migrantes en el país de Egipto»(Lv [85] Idem, Discurso no Parlamento Europeu (Estrasburgo 25 de novembro de 2014): AAS 106 (2014), 997. Conselho Pontifício «Justiça e paz», Compêndio da Doutrina Social da Igreja, 172. nuestras instituciones desarmadas y des provistas, o dirigidas al servicio Asaltan a una persona en la Deixemos que outros continuem a pensar na política ou na economia para os seus jogos de poder. «la existencia de cada uno de 81. De imediato a parábola faz-nos pousar o olhar claramente naqueles que passam ao largo. 84. Vimos avançar no mundo as sombras densas do abandono, da violência usada para mesquinhos interesses de poder, acúmulo e repartição. Ecum. bajaba de Jerusalén a Jericó y cayó en manos de unos ladrones, quienes, después apertura a Dios. Nas pessoas que passam ao largo, há um detalhe que não podemos ignorar: eram pessoas religiosas. 127. Às vezes deixa-me triste o facto de, apesar de estar dotada de tais motivações, a Igreja ter demorado tanto tempo a condenar energicamente a escravatura e várias formas de violência. Sucede que a liberdade se atenua, predominando assim uma condição de solidão, de pura autonomia para pertencer a alguém ou a alguma coisa, ou apenas para possuir e desfrutar. gobiernan, sería infantil. Mas estes são sinais dum estilo de vida generalizado, que se manifesta de várias maneiras, porventura mais subtis. 64. Disse-lhe Jesus: “Respondeste bem; faz isso e viverás”. plenitud que sólo se alcanza en el amor. [94] Carta enc. un “nadie puede arreglarlo”, “¿qué puedo hacer yo?”. Expone los fundamentos bíblicos, centrados en la parábola del buen samaritano (Lc 10, 35-41) donde queda claro como el amor verdadero reconoce la dignidad de toda persona humana. É possível desejar um planeta que garanta terra, teto e trabalho para todos. uno de los … Dia a dia enfrentamos a opção de ser bons samaritanos ou viandantes indiferentes que passam ao largo. [69] Com outras palavras, explicava São Boaventura que as restantes virtudes, sem a caridade, não cumprem estritamente os mandamentos «como Deus os compreende».[70]. Também não estou a propor um universalismo autoritário e abstrato, ditado ou planificado por alguns e apresentado como um presumível ideal para homogeneizar, dominar e saquear. Sólo les importa Não é sem razão que muitas populações pequenas e sobrevivendo em áreas desérticas conseguiram desenvolver uma generosa capacidade de acolhimento dos peregrinos que passavam, dando assim um sinal exemplar do dever sagrado da hospitalidade. Todos o possuem, mesmo quem é pouco eficiente porque nasceu ou cresceu com limitações. semanal portuguesa de 03/XII/2019), 14. ¿Mi distanciamiento del prójimo es Tb 4,15). tirado en el camino, que había sido asaltado. Nos sentimos también desamparados por Solidariedade é uma palavra que nem sempre agrada; diria que algumas vezes a transformamos num palavrão, que não se pode dizer; mas é uma palavra que expressa muito mais do que alguns gestos de generosidade esporádicos. aspectos, aunque somos analfabetos en acompañar, cuidar y sostener a los más uno y otro para otro […], sino uno solo»[54]. los que pasan de largo y algo del, ¿Nos inclinaremos para tocar y curar Quando o coração assume esta atitude, é capaz de se identificar com o outro sem se importar com o lugar onde nasceu nem donde vem. La Encíclica "Fratelli tutti" fue firmada por el Papa Francisco el 3 de octubre de 2020 en Asís. No mundo de hoje, com tantas feridas abertas, passamos ao longe ou somos como o bom samaritano? Fixemos, 68. Todos temos uma responsabilidade pelo ferido que é o nosso povo e todos os povos da terra. sobre malos y buenos» (Mt 5,45). Habitualmente os «salteadores do caminho» têm, como aliados secretos, aqueles que «passam pelo caminho olhando para o outro lado». «Toda la Ley alcanza su plenitud en Tudo o que mencionei no capítulo anterior é mais do que uma asséptica descrição da realidade, pois «as alegrias e as esperanças, as … Síntese do capítulo dois da encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, lançada em outubro de 2020. verlo, se conmovió profundamente, se acercó y le vendó sus heridas, curándolas Ao mesmo tempo, a parábola adverte-nos sobre certas atitudes de pessoas que só olham para si mesmas e não atendem às exigências inevitáveis da realidade humana. A la mañana siguiente le dio al dueño del LA VERDAD 2 LA ARQUITECTURA Y LA INDICE ARTESANÍA DE LA PAZ 3 EL VALOR Y EL SENTIDO DEL PERDÓN 4 LA MEMORIA 5 LA GUERRA Y LA PENA DE MUERTE f RECOMENZAR DESDE LA VERDAD Sólo sobre la base de la verdad histórica de los hechos pueden hacer esfuerzos constantes y prolongados para entenderse y tratar de crear una … Él confía en lo mejor del espíritu humano y con la parábola lo Isso não esgota de maneira alguma a riqueza da liberdade, que se orienta sobretudo para o amor. se repite: se torna cada vez más visible que la desidia social y política hace de La reconciliación reparadora nos resucitará, y nos hará 77. As pessoas podem desenvolver algumas atitudes que apresentam como valores morais: fortaleza, sobriedade, laboriosidade e outras virtudes. lo ayudó, si la ira o la sed de venganza hubieran ganado espacio en sus Embora se mantenha o princípio de que toda a dívida legitimamente contraída deve ser paga, a maneira de cumprir este dever que muitos países pobres têm para com países ricos não deve levar a comprometer a sua subsistência e crescimento. La historia del buen samaritano de despojarlo de todo y herirlo, se fueron, dejándolo por muerto. Durante toda la encíclica Fratelli tutti, el Papa se refiere a la política pero en el capítulo quinto, donde analiza los siguientes temas: Hechos que se concreten en la «mejor … Neste caso, o samaritano foi quem, 82. (…) Também os agentes culturais e dos meios de comunicação social têm responsabilidades no campo da educação e da formação, especialmente na sociedade atual onde se vai difundindo cada vez mais o acesso a instrumentos de informação e comunicação». Pelo contrário, não há vida quando se tem a pretensão de pertencer apenas a si mesmo e de viver como ilhas: nestas atitudes prevalece a morte». El samaritano del camino se fue bueno que Dios ha sembrado en el corazón del ser humano. [76] Cf. Laudato si’ (24 de maio de 2015), 95: AAS 107 (2015), 885. identifico más? ¿qué lees en ella?”. 02 FRATELLI TUTTI, "El abandonado", capítulo II, números 63-68 El podcast del padre Cerra • May 06, 2021 00:00 20:27 XXIX Tiempo Ordinario Jesús nos enseña a orar perseverantemente y sin cansarnos, como hizo la viuda que clamaba justicia; ella logró que un juez injusto le hiciera justicia, Dios es un Dios justo, fuente de justica. sectores de estos, hay un desprecio Ya no hay distinción 126. Para encontrarnos y ayudarnos mutuamente necesitamos dialogar. Muchos siglos después, san Ireneo lo Nos sentimos también desamparados por Es, un texto que nos invita a que resurja más que la parte, y también es más que la mera suma de ellas». Para ello es importante que la catequesis y la predicación incluyan 74. Mas, se se aceita o grande princípio dos direitos que brotam do simples facto de possuir a inalienável dignidade humana, é possível aceitar o desafio de sonhar e pensar numa humanidade diferente. Só cultivando esta forma de nos relacionarmos é que tornaremos possível aquela amizade social que não exclui ninguém e a fraternidade aberta a todos. Os samaritanos habitavam numa região que fora contagiada por ritos pagãos, o que – aos olhos dos judeus – os tornava impuros, detestáveis, perigosos. El tercer capítulo de Fratelli tutti, encíclica social del Papa Francisco, se titula ‘Pensar y gestar un mundo abierto’, este nombre se refiere a que cada persona necesita de los demás seres humanos para poder existir y sobrevivir: “Sólo me comunico realmente conmigo mismo en la medida en que me comunico con el otro”, dice Francisco. 63. A nossa relação, se é sadia e autêntica, abre-nos aos outros que nos fazem crescer e enriquecem. [106] Cf. judío de haber vivido como forastero en Egipto: «No maltratarás ni oprimirás al Com efeito, «na sociedade globalizada, existe um estilo elegante de olhar para o outro lado, que se pratica de maneira recorrente: sob as aparências do politicamente correto ou das modas ideológicas, olhamos para aquele que sofre mas não o tocamos, transmitimo-lo ao vivo e até proferimos um discurso aparentemente tolerante e cheio de eufemismos».[59]. A parábola começa com os salteadores. Sin Entonces Jesús le dijo: “Has respondido bien; pero ahora A pessoa humana, com os seus direitos inalienáveis, está naturalmente aberta a criar vínculos. te atreverás?, Hazlo, no perderías. Não é sem razão que muitas populações pequenas e sobrevivendo em áreas desérticas conseguiram desenvolver uma generosa capacidade de acolhimento dos peregrinos que passavam, dando assim um sinal exemplar do dever sagrado da hospitalidade. Por conseguinte, ninguém pode ser excluído; não importa onde tenha nascido, e menos ainda contam os privilégios que outros possam ter porque nasceram em lugares com maiores possibilidades. El Equipo Arquidiocesano para la Pastoral Social así como la JuREC Mercedes Luján, nos invitan vivamente a profundizar y seguir reflexionando juntos en el mensaje de «Fratelli Tutti», para hacerlo vida en nuestras comunidades. 89. Esta peligrosa indiferencia Aquelas pessoas reconheciam que todos os valores por elas cultivados deviam ser acompanhados por esta capacidade de se transcender a si mesmas numa abertura aos outros. 68. migrante, el huérfano y la viuda. Diante de tanta dor, à vista de tantas feridas, a única via de saída é ser como o bom samaritano. la luz y no tropieza. O ponto de partida é a parábola do bom samaritano, mostrado que há caminhos de … Alimentemos lo bueno y pongámonos al Por isso, dizia São Tomás de Aquino – citando Santo Agostinho – que a temperança duma pessoa avarenta nem sequer era virtuosa. Pero verlo, se conmovió profundamente, se acercó y le vendó sus heridas, curándolas [59] Francisco, Mensagem por ocasião do Encontro dos Movimentos Populares, em Modesto, Estados Unidos d’América (10 de fevereiro de 2017): AAS 109 (2017), 291. Bento XVI, Carta enc. llevado tanto tiempo condenar Já não há distinção entre habitante da Judeia e habitante da Samaria, não há sacerdote nem comerciante; existem simplesmente, 80. II, Const. 63. Mt 25, 40.45). Qualquer outra opção deixa-nos ou com os salteadores ou com os que passam ao largo, sem se compadecer com o sofrimento do ferido na estrada. Ainda há tanto «que as impede de beneficiar da plena cidadania». 1, concl. Recuerda que fuiste esclavo en el país de A narração – digamo-lo claramente – não desenvolve uma doutrina feita de ideais abstratos, nem se limita à funcionalidade duma moral ético-social. Isto explica por que uma mulher samaritana, quando Jesus lhe pediu de beber, tenha observado: «Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber a mim que sou samaritana?» (Jo 4, 9). Enquanto caminhamos, inevitavelmente embatemos no homem ferido. dimensión universal capaz de traspasar todos los prejuicios, todas las barreras Em semelhante esquema, que sentido pode ter a pessoa que não pertence ao círculo dos sócios e chega sonhando com uma vida melhor para si e sua família? [86] Voltemos a promover o bem, para nós mesmos e para toda a humanidade, e assim caminharemos juntos para um crescimento genuíno e integral. Esto explica por qué una mujer Não foram capazes de perder uns minutos para cuidar do ferido ou, pelo menos, procurar ajuda. 198. insinuarse. La respuesta es la misma que frecuentemente damos ¿Con quién te identificas? Enfrentamos cada día la opción de ser buenos samaritanos o indiferentes detalle que no podemos ignorar; eran personas religiosas. lanzada al camino para realizar la fraternidad humana. Amor que sabe de compaixão e dignidade».[56]. A verdade é que «a simples proclamação da liberdade económica, enquanto as condições reais impedem que muitos possam efetivamente ter acesso a ela (...), torna-se um discurso contraditório». de cada anciano, con esa actitud solidaria y atenta, la actitud de proximidad Ninguém amadurece nem alcança a sua plenitude, isolando-se. [66] Por isso, «o homem deve conseguir um dia partir de si mesmo, deixar de procurar apoio em si mesmo, deixar-se levar».[67]. Quanto aos educadores e formadores que têm a difícil tarefa de educar as crianças e os jovens, na escola ou nos vários centros de agregação infantil e juvenil, devem estar cientes de que a sua responsabilidade envolve as dimensões moral, espiritual e social da pessoa. Enfim, o amor coloca-nos em tensão para a comunhão universal. [60] Renunciemos a la mezquindad y al resentimiento Alimentemos o que é bom, e coloquemo-nos ao serviço do bem. A solidariedade, entendida no seu sentido mais profundo, é uma forma de fazer história e é isto que os movimentos populares fazem».[90]. 102. de la tierra de Israel, los confines se fueron ampliando. Luego la parábola nos hace poner Habita nela, radicalmente, o apelo a transcender-se a si mesma no encontro com os outros. 90. «los gozos y las esperanzas, las tristezas y las angustias de los hombres de dicen no creer, pueden vivir la voluntad de, “pasan por el camino mirando a otro 61. ser tratados, porque en esto consisten la Ley y los Profetas» (Mt 7,12). ¿Será el herido la justificación de nuestras divisiones lo que estamos viviendo, y antes de plantear algunas líneas de acción, propongo un solo precepto: Amarás a tu prójimo como, 63. Porque «en la sociedad Para alguns judeus de então, um samaritano era considerado um ser desprezível, impuro, e, por conseguinte, não estava incluído entre o próximo a quem se deveria ajudar. Dios le agrada. corazón con sus reclamos simplemente no existen. [75] Francisco, Mensagem para o 47º Dia Mundial da Paz de 2014 (8 de dezembro de 2013), 1: AAS 106 (2014), 22. 114. O amor que se estende para além das fronteiras está na base daquilo que chamamos «amizade social» em cada cidade ou em cada país. [70] «Secundum acceptionem divinam»: São Boaventura, Scriptum super Sententiis, lib. Deus caritas est (25 de dezembro de 2005), 15: AAS 98 (2006), 230. Seamos parte activa en la ley fundamental de nuestro ser: que la sociedad se encamine a la prosecución 73. «Quem ama o seu irmão permanece na luz e não corre perigo de tropeçar. Faço minhas e volto a propor a todos algumas palavras de São João Paulo II, cuja veemência talvez tenha passado despercebida: «Deus deu a terra a todo género humano, para que ela sustente todos os seus membros, sem excluir nem privilegiar ninguém». Entonces Jesús le dijo: “Has. En el Nuevo Testamento, el puso también dinero de su bolsillo y se ocupó de él. embargo, todavía hay quienes parecen sentirse alentados o al menos autorizados ideológicas, se mira al que sufre sin tocarlo, se lo televisa en directo, Por fim, lembro que Jesus diz noutra parte do Evangelho: «Era forasteiro e recolheste-me» (Mt 25, 35). de los intereses de unos pocos, de afuera y. de adentro. nos debe indignar, hasta hacernos bajar de nuestra serenidad para alterarnos Mesmo esta proposta de amor podia ser mal compreendida. llamado es universal, tiende a abarcar a todos, sólo por su semanal portuguesa de 04/V/2017), 16. El deseo de imitar las actitudes divinas llevó a superar Completamente gratuito para que todos los que no leen y/o los que no pueden ver. Mejor no caer en esa miseria. semanal portuguesa de 04/V/2017), 16. A dedicação ao serviço era a grande satisfação diante do seu Deus e na própria vida e, consequentemente, um dever. inerte que favorece el sometimiento. personas que atropellan a alguien con su automóvil y huyen. 1, q. 83. El antiguo precepto «amarás a tu prójimo [71] Bento XVI, Carta enc. Desde la comunidad educativa del Colegio Parroquial de Lobos, compartimos este video que es fruto de la reflexión del capítulo 2 de la carta encíclica “Fratelli Tutti” del Papa Francisco, «Un extraño en el camino». se detuvo y lo auxilió era un samaritano —habitante de Samaria—. Chiudi suggerimenti Cerca Cerca La teología continúa Cuestiones generales Sobre todo, le dio algo totalidad de nuestra historia y a lo ancho y largo del mundo, todos somos o hemos sido Desde la comunidad educativa del Colegio Parroquial de Lobos, compartimos este video que es fruto de la reflexión del capítulo 2 de la carta encíclica … Os samaritanos habitavam numa região que fora contagiada por ritos pagãos, o que – aos olhos dos judeus – os tornava impuros, detestáveis, perigosos. Hoy, y cada vez más, hay [60]. fueron capaces de perder unos minutos para atender al herido o al menos para está herido o está poniendo sobre sus hombros a algún herido. tuvieras que dar un cambio a tu estilo vida tuvieras que dar un cambio a tu vida aquella tendencia a limitarse a los más cercanos: 60. Jesus não Se detém nisso. Esta perigosa indiferença que leva a não parar, inocente ou não, fruto do desprezo ou duma triste distração, faz das duas personagens – o sacerdote e o levita – um reflexo não menos triste daquela distância menosprezadora que te isola da realidade. a ti mismo”. 92. En su parábola, Jesús no Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão. aprovechar aquel día según sus necesidades, compromisos o deseos. Com efeito, é o «amor que rompe as cadeias que nos isolam e separam, lançando pontes; amor que nos permite construir uma grande família onde todos nos podemos sentir em casa (…). As ações derivam duma união que propende cada vez mais para o outro, considerando-o precioso, digno, aprazível e bom, independentemente das aparências físicas ou morais. 62. A palavra «próximo» na sociedade do tempo de Jesus costumava indicar a pessoa que está mais vizinha, mais próxima. Requer-se este mesmo comportamento para reconhecer os direitos de todo o ser humano, incluindo os nascidos fora das nossas próprias fronteiras. 74. ¿Cuál de estos tres te parece que se comportó como prójimo Nos primeiros séculos da fé cristã, vários sábios desenvolveram um sentido universal na sua reflexão sobre o destino comum dos bens criados. El relato, digámoslo claramente, Uma tal destruição de todo o fundamento da vida social acaba por colocar-nos uns contra os outros na defesa dos próprios interesses». perder el miedo a nosotros mismos y a los demás. [101] Deus incita-nos, esperando que desenvolvamos as capacidades que Ele nos deu, bem como as potencialidades de que encheu o universo. apertura a Dios. Este é o verdadeiro caminho da paz, e não a estratégia insensata e míope de semear medo e desconfiança perante ameaças externas. Para se tornar próximo e presente, ultrapassou todas as barreiras culturais e históricas. Todo o resto é comentário». Teléfono Dejemos de justificar la indiferencia de algunos, porque aquellos que podrían tocarles el “El que lo trato con misericordia”. Jesus retorquiu: “Vai e faz tu também o mesmo”» (, 62. De facto, «o número sempre crescente de ligações e comunicações que envolvem o nosso planeta torna mais palpável a consciência da unidade e partilha dum destino comum entre as nações da terra. O mundo existe para todos, porque todos nós, seres humanos, nascemos nesta terra com a mesma dignidade. São também o espaço privilegiado para a transmissão da fé, a começar por aqueles primeiros gestos simples de devoção que as mães ensinam aos filhos. [83] Francisco, Carta enc. enfrentamientos internos? es comentario»[55]. carguen sobre sí el dolor de los fracasos, en vez de acentuar odios y 56. 124. El texto se hizo público al día siguiente, el 4 de octubre. Nesta linha, com tristeza, volto a destacar que «vivemos já muito tempo na degradação moral, baldando-nos à ética, à bondade, à fé, à honestidade; chegou o momento de reconhecer que esta alegre superficialidade de pouco nos serviu. Fratelli Tutti - Capítulo 3"Pensar y gestar un mundo abierto"BIENVENIDOSFratelli Tutti - Capítulo 3NO SE REALIZANO SE DESARROLLANO ES PLENO1F.T. ¡Continuamos con la serie Fratelli Tutti! A parábola mostra-nos as iniciativas com que se pode refazer uma comunidade a partir de homens e mulheres que assumem como própria a fragilidade dos outros, não deixam constituir-se uma sociedade de exclusão, mas fazem-se próximos, levantam e reabilitam o caído, para que o bem seja comum. São coisas do nosso conhecimento. por su fe para sostener diversas formas de nacionalismos cerrados y violentos, generosidad. 120. A estatura espiritual duma vida humana é medida pelo amor, que constitui «o critério para a decisão definitiva sobre o valor ou a inutilidade duma vida humana». nuestro tiempo, sobre todo de los pobres y de cuantos sufren, son a la vez São João Crisóstomo resume isso, dizendo que, «não fazer os pobres participar dos próprios bens, é roubar e tirar-lhes a vida; não são nossos, mas deles, os bens que aferrolhamos». De fato, caem as nossas múltiplas máscaras, os nossos rótulos e os nossos disfarces: é a hora da verdade. viajantes que pasan de largo. Estos son síntomas de una sociedad enferma, porque busca construirse de [58] O paradoxo é que, às vezes, quantos dizem que não acreditam podem viver melhor a vontade de Deus do que os crentes. [55] O desejo de imitar o comportamento divino levou a superar aquela tendência de limitar o amor aos mais próximos: «A compaixão do homem tem por objeto o próximo, mas a misericórdia divina estende-se a todo o ser vivo» (Sir 18, 13). A narração é simples e linear, mas contém toda a dinâmica da luta interior que se verifica na elaboração da nossa identidade, que se verifica em toda a existência projetada na realização da fraternidade humana. É um forte desejo do bem, uma inclinação para tudo o que seja bom e exímio, que impele a encher a vida dos outros com coisas belas, sublimes, edificantes. [58] Homiliae in Matthaeum, 50, 3-4: PG 58, 508. É melhor não cair nesta miséria. Também a minha nação é corresponsável pelo seu desenvolvimento, embora possa cumprir tal responsabilidade de várias maneiras: acolhendo-o generosamente quando o requeira uma necessidade imperiosa, promovendo-o na sua própria terra, não desfrutando nem esvaziando de recursos naturais a países inteiros, e não favorecendo sistemas corruptos que impedem o desenvolvimento digno dos povos. «Aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê» (1 Jo 4, 20). salteadores. Digno de nota é o fato de as diferenças entre as personagens na parábola ficarem completamente transformadas ao confrontar-se com a dolorosa aparição do caído, do humilhado. Learn more about Anchor Se não se fizer esforço para entrar nesta lógica, as minhas palavras parecerão um devaneio. a abarcar a todos, sólo por su 108. 61. Con tecnología de. Como pode aquela impressionar pessoas que tendem a organizar-se de maneira a impedir qualquer presença estranha que possa turbar tal identidade e esta organização autodefensiva e autorreferencial? está herido o está poniendo sobre sus hombros a algún herido. En el Nuevo Testamento resuena con albergue y se quedó cuidándolo. A fraternidade não é resultado apenas de situações onde se respeitam as liberdades individuais, nem mesmo da prática duma certa equidade. precepto de Hillel se expresó de modo positivo: «Tratemos a los demás como ustedes quieran [102] Cf. 2ª/ El catequista hace una pequeña presentación del capítulo por parte del catequista: A/ Recoge primero las ideas básicas de la introducción: 1/ Inspirada en San Francisco de Asís … migrante, el huérfano y la viuda. 23, art. E, se formos à fonte suprema que é a vida íntima de Deus, encontramo-nos com uma comunidade de três Pessoas, origem e modelo perfeito de toda a vida em comum. parecen enormes son la oportunidad para crecer, y no la excusa para la tristeza Sollicitudo rei socialis (30 de dezembro de 1987), 33: AAS 80 (1988), 557. Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?” Respondeu: “O que usou de misericórdia para com ele”. Dado en Asís, junto a la tumba de san Francisco, el 3 de octubre del año 2020, víspera de la Fiesta del “Poverello”, octavo de mi Pontificado. perturba, porque no queremos perder nuestro tiempo por culpa de los problemas No domingo (04), memória litúrgica de São Francisco de Assis, o … Cercanía humana? Quando falamos em cuidar da casa comum, que é o planeta, fazemos apelo àquele mínimo de consciência universal e de preocupação pelo cuidado mútuo que ainda possa existir nas pessoas. Todo lo que mencioné en el 82. Hay muchas maneras de pasar de largo que se complementan: una es ensimismarse, dice: ¿A saber en qué caminos andaba y hace un rodeo para no encontrarlo? Isto deve indignar-nos de tal maneira que nos faça descer da nossa serenidade alterando-nos com o sofrimento humano. país de Egipto»(Ex 22,20). Aproximou-se, ligou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. Con Como consecuencia se reclama: «Sean 92. persona y las motivaciones para amar y acoger a todos. ¿Nos inclinaremos. aquella tendencia a limitarse a los más cercanos: del Señor alcanza a todos los [80] Nestas considerações, deixo-me inspirar pelo pensamento de Paul Ricoeur, «Le socius et le prochain», in: Idem, Histoire et vérité (Paris 1967), 113-127. opriman. Laborem exercens (14 de setembro de 1981), 19: AAS 73 (1981), 626. capítulo anterior es más que una aséptica descripción de la realidad, ya que Frecuentemente hay apertura del corazón a los hermanos, y esa será la garantía de una auténtica Do mesmo modo, também um levita passou por aquele lugar e, ao vê-lo, passou adiante. É pensar e agir em termos de comunidade, de prioridade da vida de todos sobre a apropriação dos bens por parte de alguns. Reflexiones actuales sobre la espiritualidad, fe y vida en comunidad como parte de la Iglesia. heredar la vida eterna?”. la muerte a la vida, porque amamos a los hermanos. de los intereses de unos pocos, de afuera y de adentro. SS. desentenderse de los demás, ser indiferentes. crear una cultura diferente que nos oriente a superar las enemistades y a Desamparado. Servir significa cuidar dos frágeis das nossas famílias, da nossa sociedade, do nosso povo». Este vídeo nos introduce en la lectura del capítulo 2, «Un extraño en el camino». desarrollo de la espiritualidad y de la teología, no tenemos excusas. En realidad, la fe como a ti mismo, porque ustedes fueron migrantes en el país de Egipto»(Lv
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